Histórica Lacrimogênia de Cordel - Leon, o Apocalipse e o Título

23:56 Lauana Buana Fidêncio 2 Comments

"!Sabe o Leon? Ele precisa do Título, ele me disse que vai fazer um livro. O livro fala de um pessoal que roubou um título, mas não conseguiu sumir com as testemunhas, daí um monte de gente morre e fim...! Haha!"


Opá, "História Lacrimogenia de Cordel"?! Esse título é da Clarice Lispector. Será que me permito roubá-lo aqui ou Apenas avisar que o roubei me exime do ônus?! Foda-se... ela está morta e eu não.
Mas não é esse o lacrimogênio da história.
Não me importo com a Clarice, nem com Rosa, nem com Carlinhos (o Drummond). Me importo apenas com os meus caramadas. Vivo a ponderar que escrevo porquer tenho grandes escritores ao redor, (bons por que são bons ou por que são meus amigos?)
Em verdade bons porque são bons. No caso maus, desprezíveis e conspícuos. Podres mesmo, todos eles, só vendo seu moço, só vendo...
Uma miríade de iniquidades literárias vazandos daqueles corações inlibertos: Augusto Corvo; Lady Saliere; Muryel de Zoppa; Fhaesa Nielsen; Danislau Tamen, também (num me canso dessa piadinha boba com o nome do cara!); Leon de Aguiar; Diego Boina; Aline Romani; Guilherme Problema; Dom Manoel;
E vários outros, mais de sete, Robisson Sete, inclusive!
Mas e quando alguém atropela de algum modo algum dos cabras dessa ínfima vara literária?
Mas quando algo menor que isso acontece? Quando um gesto de má fé, um tropego tropeçar de deselegância, um mal proceder acontece?
__ Geralmente nada... tudo geralmente vai de nada pra nada mesmo... e há que se ter muita coragem de se admitir essa verdade meus caros!!
Mas e quando não se trata apenas de mais um escritor do cerrado, quando se trata do brodim de todas as horas, dum mano que q tem de humilde o que tem de gênio (gênio aqui é naquele sentido artístico, estejam avisados todos do bonde da baixa autoestima).
Enfim, quando o Leon, que no desterro partilhado por nós todos que escrevemos: dia a dia tentando um verso antes que o sinal feche, que o onibus passe, que a hora chegue de bater o ponto, descontar o vale, e rezar para que chegue o dia do pagamento... Bem, quando esse Leon me pede pra dizer, só pra constar, que ele está se sentindo um pouquinho vilipendiado:

"Quero meu nome no título ou meu título de volta, pois o prefiro comigo e com ele vou fazer um livro. O livro vai chamar Alice no Maravilha, perto do Roosevelt, longe do Tibery."

__ O caso é que Leon bolou um título e daí nãorecebeu de crédito o que de crédito todo escritor julga de direito receber, geralmente cousa bem pouca e esguia, geralmente um obrigado e uma nota que lhe credite o produto de sua mufa. Dái recebi um pedido do irmão, e voilá... aqui estamos...
Geralmente Lauana cala ou Lauana dorme um bom sono de beleza para que no dia seguinte possa a parva sorrir e continuar (minto na parte do sorrir mas quem liga...)
Tem sido sempre assim da parte de que vos fala... Não costumo usar desse espaço para defender posições políticas/literárias/futibolísticas/etc... A não ser que seja em versos de boa rapariga nada tenho dito pois pois...
Mas quando o grande escritor mineiro da minha geração, aquele que de vanguarda e bom ombro sempre tem servido aos amigos escritores e demais artistas, e quando nosso amigo de todas as horas pede que eu me manifeste? Não há pois razão para calar. Ao pedido de Leon de Aguiar faço aqui um esforço, mesmo porque ele me lembrou que essa poderia ser uma ocasião oportuna para o dia me que eu estivesse a fim de "encher o saco aleatoriamente de alguém", o que sempre pode melhorar meu jour!!!
__ Bem, tem mais não...

2 comentários:

Velharia disse...

Muito obrigado. Agora vamos defender o meio ambiente. Vamos salvar animais, pois gente não se salva mais. O que a Lauana disse foi em meu nome, mas em verdade falamos por vários. Não estamos contra a arte, porem tudo que significa passar por cima ou não respeitar está errado.
Vamos lembrar de nossa peça chave e um viva e tudo de bom para ela onde ela estiver e onde eles estiverem. Tudo de bom pra Liliane, pru Fauster, pru Boina, eles tambem são donos desse título e tenho dito. Obrigado Lauana. No proximo mês quero você na minha oficina.

Plantão Blog disse...

Olá meu nome é Bernardo, tava lendo seu blog e resolvi te convidar para conhecer o meu blog;

mobiliandoedecorando.blogspot.com

No meu blog falo sobre decoração, e mobilia de casas, e muitas dicas legais, seria ótimo ter mais uma amiga em minha blogosfera.

Te aguardo lá viu e lembre-se de deixar um comentário viu, vou cobrar.